Conteúdo187CloContentview.full.text
Títulotexto

Texto

Eutonia uma via de enraizamento: a experiência com os ossos

Descriçãotexto

Imagemimage
Informações Extrastexto
Titulo
Categoria
Categoriastexto
Titulo
Tags
Tagstexto
consciência corporal, postura, consciência dos ossos, grounding, ossos, estabilidade, eixo, enraizamento
Titulo
Publicado no site em
Datadata
31/12/1969
Titulo
Autoria
Autortexto
Ana Carolina B. Filizzola, Patrícia Decot Pernambuco

“Quando fortalecemos a estabilidade através da estrutura óssea, nos sentimos automaticamente seguros”!

(Gerda Alexander)

 

“A Eutonia,  uma via de enraizamento.”

 

Você já experimentou percutir seus ossos? Esse convite pode soar estranho… mas nós, eutonistas, também usamos a ferramenta da percussão, usualmente empregada pelos músicos. Estes a utilizam para produzir sons, e nós a utilizamos para produzir vibrações nos ossos – de forma a estimular o tecido ósseo – para que possamos senti-los, conhecê-los e fortalecê-los. Esta percussão nos ossos pode ser feita através das mãos, bambus e outros objetos.

Experimente separar 5 minutos  agora, escolha um de seus ossos e percuta com delicadeza, depois pare para observar o que você sente!

As vibrações produzidas na percussão dos ossos possibilitam a percepção da presença concreta deles no interior de nossos corpos. E assim vamos aprendendo a re-conhecer a estrutura óssea em sua forma, volume e imagem. São diversas as maneiras de promover a ampliação da consciência dos ossos: tocando, levando a atenção para eles, percebendo o seu peso, se movendo a partir deles, fazendo o movimento a partir da sua projeção no espaço, empurrando-os sobre uma superfície firme, moldando com massinha ou argila, desenhando etc.

"Os ossos são a fonte fundamental de energia necessária para que o movimento seja econômico e a forma deles determina sua função." (Gerda Alexander)

A experiência dos ossos é central para a pessoa se perceber em seu próprio esqueleto podendo usufruir a estabilidade proporcionada por essa percepção. À medida que a pessoa avança nesta capacidade, aprende a utilizar os ossos em seus movimentos ganhando economia de esforço com equilíbrio do tônus.

A tomada de consciência dos ossos permite a liberação de tensões musculares profundas, trazendo um sentimento de leveza e segurança interior.

Um aprendizado potente no contexto atual da nossa sociedade, tão carregada de aceleração, estresse, ansiedade, fadiga e adoecimentos.

Analisando a estrutura óssea e seus aspectos anatômicos, observa-se que eles são constituídos de um tecido em constante transformação, altamente sensível, rígido e elástico ao mesmo tempo. As forças exercidas sobre ele, tanto exteriores (gravidade, pressão), quanto interiores (pressões musculares) promovem um processo de remodelação determinando o seu formato no decurso da vida. É possível dizer que o osso adquire forma de acordo com sua função, uso e movimento. Sendo assim, a tomada de consciência das forças e apoios exercidos sobre esta estrutura é de fundamental importância na educação e reorganização corporal que a eutonia propõe.

*Dentro do processo de aprendizado proporcionado pela eutonia, há uma imersão no que chamamos de temas geradores, os quais orientam nosso trabalho, por tecerem uma trama que conduz ao conhecimento de nós mesmos. Esses temas são: Pele, Ossos, Espaço interior, Contato, Repousser e Transporte, Movimento Ativo-Passivo e Micromovimentos e Movimento Eutônico.