Conteúdo186CloContentview.full.text
Títulotexto

Texto

A pele é a fronteira entre o corpo e mundo!

Descriçãotexto

As autoras apresentam a sua concepção de pele e tato consciente em eutonia.

Imagemimage
Informações Extrastexto
Titulo
Categoria
Categoriastexto
Titulo
Tags
Tagstexto
tônus, imagem corporal, pele, tato consciente, fronteira de contato
Titulo
Publicado no site em
Datadata
31/12/1969
Titulo
Autoria
Autortexto
Ana Carolina B. Filizzola, Patrícia Decot Pernambuco

O desenvolvimento da consciência de toda a superfície da pele é a primeira tarefa, o ponto de partida de qualquer experiência na prática da eutonia. Essa tarefa prepara o corpo para toda a atividade posterior aumentando e, sobretudo, aguçando a capacidade de atenção da pessoa ao próprio corpo na situação presente.” (Berta Vishnivetz)

A pele é o maior órgão do corpo humano tendo como uma de suas principais funções a proteção dos tecidos do interior do corpo e a captação dos estimulos externos ao corpo. Pele e sistema nervoso possuem uma estreita conexão. A pele constitui-se como "fronteira de contato", separa e integra o "ser" e o "mundo", é o caminho primordial de encontro com o corpo.

No trabalho da eutonia acontece a sua (re)sensibilizacão, o que promove uma percepção mais clara da forma e da imagem corporal contribuindo também para a regulação do tônus motor – o cérebro é continuamente realimentado pelas informações que chegam da pele respondendo e se ajustando em relação a esses estimulos. 

A regulação do tônus que acontece pelo trabalho da pele dá para a pessoa uma sensação de unidade e bem-estar, facilita a recuperação da vitalidade nos estados de cansaço e debilidade psicofísica.