Itemtexto

Benefícios e Aplicações da Eutonia

Itemresume_benefitsPiePageCorkfull.cork

A prática da Eutonia proporciona inúmeros benefícios, tanto no que diz respeito à vida física quanto emocional e espiritual. A integração da imagem corporal alcançada com esta prática traz inúmeros benefícios a saúde emocional e mental da pessoa. E o autoconhecimento corporal proporcionado pela prática da eutonia desenvolve as habilidades físicas e motoras do corpo, além de proporcionar a recuperação de estados em que a saúde esteja abalada.

Itembenefits_contentPieTextCorkfull.cork

BENEFÍCIOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADESSICO/MOTORAS:

A eutonia colabora para a prática de quase todas as atividades artísticas: uma percepção mais acurada do corpo facilita a performance nas artes que requerem habilidades de execução de movimento como na música, dança e teatro; e o aprimoramento da sensibilidade perceptiva contribui para as artes visuais, como a fotografia, pintura, desenho, escultura, cenografia. O aprofundamento da consciência das estruturas corporais também contribui para o desenvolvimento da presença cênica no espaço.
Os esportistas usufruem da eutonia pela ampliação do conhecimento e contato com seu corpo, desenvolvendo a capacidade de execução dos movimentos com destreza e economia de esforço.

NO ÂMBITO DA SAÚDE

A Eutonia enriquece a consciência postural do corpo de modo geral e de seus diversos seguimentos em particular.


Coluna
Pés
Apoios
Relação entre as partes do corpo: cabeça, pescoço, ombros, braços, tronco, bacia, pernas e pés.

Esta maior consciência colabora para uma postura mais harmônica e flexível, prevenindo problemas corporais decorrentes de posturas que desgastam o corpo (como a artrite e a artrose) e também proporciona o aprendizado de um uso mais inteligente do corpo, aproveitando de sua anatomia e da relação com a gravidade para movimentar-se sem o excesso de gasto energético decorrente de tensões desnecessárias.

DOR


Diversas desordens corporais vêm acompanhadas de dor. A eutonia é uma ferramenta extremamente útil na recuperação das lesões que provocam a dor e também no tratamento das dores crônicas em que o fator desencadeante da dor já está controlado, mas a dor persiste.

PROBLEMAS DA COLUNA VERTEBRAL


•    Hérnia de disco
•    Escoliose
•    Lordose
•    Cifose
•    Listeses
•    Abaulamentos
•    Fraturas

PROBLEMAS NAS ARTICULAÇÕES:

•    Artrose
•    Artrite
•    Luxações e sub-luxações
 

PROBLEMAS NOS TENDÕES E LIGAMENTOS


•    Tendinites
•    Bursites
•    Entorses
•    Rompimentos
•    LER/DORT

 

ESTRESSE, SONO (insônia, agitação, fraqueza, desânimo)


Durante o tratamento da eutonia a pessoa experimenta estados de calma e a diminuição da ansiedade, aos poucos vai aprendendo a perceber e administrar os fatores estressantes e as reações corporais ao estresse, assim como nas questões relacionadas à má qualidade do sono.

 

DEPRESSÃO, ANSIEDADE, FOBIAS E DISTÚRBIOS EMOCIONAIS


A eutonia tem como princípios a autorregulação e uma visão de homem integral, corpo e psiquismo como uma unidade. Já tendo sido denominada como a “psicanálise do corpo”, a sua prática contribui para a integração psico-corporal e para a percepção de si mesmo e de como determinados estados emocionais estão intimamente relacionados a estados físicos. Segundo a criadora da eutonia, Gerda Alexander, alguns dos traumas que se dão no desenvolvimento de um sujeito se dão em uma etapa pré-verbal, antes da aquisição da linguagem e seriam de difícil acesso através de vias exclusivamente verbais. Através do toque sutil realizado na eutonia seria possível acessar memórias corporais profundas relacionadas a estes conflitos.

Todas as dificuldades e danos que uma pessoa experimentou durante a sua etapa pré-natal e pré-verbal determinam conflitos, dramas, aos quais é impossível ter acesso em uma terapia exclusivamente verbal. O que aconteceu depois dessa etapa pode ser despertado ou recordado por meio de verbalização. E isso se opõe ao que afirma Lacan: segundo ele, todo o vivido pode ser verbalizado. Pode-se, certamente, transformar o experienciado na etapa pré-natal e pré-verbal em uma expressão verbal, porém não é o mesmo e tampouco tem o mesmo efeito que aquilo que se vive emocionalmente. No entanto, isso acontece por meio do corpo. (…) os alunos que estão em tratamento psiquiátrico ou psicanalítico, quando chegam à eutonia, têm sonhos completamente diferentes e experiências internas novas; isso faz supor que o subconsciente tem sido alcançado muito profundamente por esse tipo de trabalho. (ALEXANDER, G., 1997, p. 62)

 

IMAGEM CORPORAL
 

A eutonia contribui positivamente no enriquecimento da Imagem corporal, na sua normalização após a gestação ou em casos de grandes mudanças de peso ou forma, e atua também na recuperação de suas desordens.

Desordens da Imagem Corporal


•    Síndrome da distorção da imagem corporal ou transtorno dismórfico
•    Bulimia
•    Anorexia
•    Vigorexia

Gerda Alexander afirmava que eram raras as pessoas com uma imagem corporal adequada e que a sua normalização tinha efeitos psíquicos profundamente benéficos, além dos efeitos corporais, como uma melhora na respiração e na circulação. Perceber o tamanho que seu corpo ocupa no espaço traz a possibilidade de ocupar melhor o espaço ao redor.

 

Em suma, a eutonia é uma prática terapêutica e pedagógica sutil e ao mesmo tempo profunda, que respeita o tempo de aprendizado do aluno e incentiva a sua autonomia, na qual o centro do trabalho está em auxiliar a pessoa a compreender os caminhos do cuidado de si, de forma integral, a partir do entendimento de que corpo, mente, espírito são diferentes dimensões de um mesmo todo. É um potente auxiliar de tratamentos médicos e fisioterápicos relacionados a desordens corporais e também de tratamentos de saúde mental e psíquica. Tem sido muito utilizada e divulgada no meio artístico devido à sua contribuição para o desenvolvimento de um corpo mais integrado e presente.