Conteúdo173CloContentview.full.text
Títulotexto

Texto

O Contato Radiante

Descriçãotexto

A autora define Contato Radiante, relacionando-o com o atendimento terapêutico e o movimento eutônico.

Imagemimage
Informações Extrastexto
Tereza Gomes
Titulo
Categoria
Categoriastexto
Titulo
Tags
Tagstexto
movimento, contato, terapia em eutonia, contato radiante
Titulo
Publicado no site em
Datadata
31/12/1969
Titulo
Autoria
Autortexto
Teresa Gomes

O contato radiante

O espaço radiante ocorre em torno de todo o corpo vivo, os bichos, homens, plantas, sol, estrelas, lua e até onde o observador se põe a demorar com seu olhar, ele tem um raio de extensão variável, pulsátil e invisível ao olhar sem interesse nele. 

O contato radiante é o nome que a Eutonia adota para aplicar, com consciência, essa percepção nos tratamentos individuais e nos movimentos eutônicos.  Para sintonizar essa presença é necessário desenvolver uma atenção sem tensão que observa a elasticidade dessa área potencializando a ação terapêutica do trabalho.

O eutonista vai se aprofundando na não ação, repousando e expandindo o olhar, silenciando a mente e penetrando a atmosfera ao redor, incluindo todo o ambiente em torno do aluno ou colega. O terapeuta nesse estado fica vazio de pensamentos, aumenta a capacidade da real escuta do corpo do outro, tornando-se disponível e preciso.

Na formação dos alunos esse tema ocorre no coração do curso, bem no meio do tempo da graduação. Os módulos que antecedem e preparam para o aprendizado são:

- 1º “consciência da pele”,

2º ”consciência dos ossos”

3º consciência do espaço interior (entre pele e ossos, tecidos, articulações, órgãos) enfim, o volume do corpo.

-4º contato (contato entre partes do próprio corpo, contato com diferentes objetos, contato com o outro em duplas em trios e em movimento e o contato radiante).

É preciso tempo para chegar e se acostumar a agir nesse estado de atenção, aprendendo a identificar os sinais do corpo, como se aprende falar outra língua e a compreender outra cultura. É muito bom praticar em grupo que está crescendo junto, a prática acompanhada da escuta dos colegas vai formando um corpo estruturado deste aprendizado. Ele precisa ser vivido, incorporado e compartilhado, até se tornar um “saber”.

A presença do professor e o vínculo de confiança facilita a aquisição dessa habilidade, trata-se de uma transmissão oral e vivencial que convida o aprendiz a se demorar e criar repertório de interesse para aguardara revelação do brilho do espaço radiante.

 Durante a graduação é possível incorporar camadas de expansão desse contato, nos cursos de especialização é possível avançar e ampliar a extensão do olhar e da consciência ampliando o potencial terapêutico das sessões de terapia.

Esse é um recurso muito utilizado no caso de inflamações, depressão, pânico, estresses e muitos ajustes do sistema nervoso.

Os movimentos eutônicos, individuais, em duplas, trios ou mais pessoas nesse estado, se relacionando, permitem uma qualidade de leveza nos gestos e uma respiração comum que atinge até mesmo os espectadores.

Esse é o ingrediente fundamental para os estudos de movimento eutônicos, quase como um só organismo, uma só respiração a criatividade surge do contato que irradia de todos os integrantes.

O observador entra na mesma sintonia e também tem a chance de regular o tônus.