Profissional24ProProfessionalview.full
Nome do profissionaltexto

eutonista

Patrícia Decot Pernambuco

Cidadetexto
São Paulo - Zona Oeste/SP
Foto do Perfilimage
image
Descriçãotexto

A pessoa saudável, na concepção da Eutonia, é aquela capaz de flexibilizar voluntariamente seu tônus podendo transitar do tônus alto ao baixo de acordo com a necessidade do momento, voltando ao seu tônus de base, que tem a ver com sua personalidade.

Sou eutonista desde 2001, aplicando a Eutonia em aulas de grupo e atendimentos individuais, faço parte da coordenação do IBE – Instituto Brasileiro de Eutonia – Formação e Pesquisa, formando eutonistas e acompanhando os alunos em seu processo.

Em minha clínica, atendo muitas pessoas que estão passando por processos de dor, problemas de coluna e posturais, diversas desordens do aparelho locomotor, além de sofrimentos no campo mental e emocional tais como estresse, depressão, fobias, compulsões e os que buscam na eutonia uma possibilidade de autodesenvolvimento e de ampliação do conhecimento sobre si próprio pela via corporal, e o enriquecimento e harmonizando da Imagem Corporal.

Transporte e Contato - o corpo para a relação na arte. Aula no evento ¨Bem vindos um encontro para experimentar as artes do corpo!¨ Uberlândia - MG - novembro/2015

Minha trajetória pessoal através da eutonia iniciou a partir de um problema de coluna descoberto aos 12 anos. Toda a experiência que vivi aprendendo a cuidar de mim, a conhecer meu corpo, a compreender seus processos e a relação que tudo isso tinha com minha vida emocional foram minha principal formação.

Sempre fui acompanhada por uma eutonista ou terapeuta corporal e por alguns psicoterapeutas neste processo de auto cuidado. Busquei a formação profissional pelo meu encantamento com este campo que entende o homem em sua unidade psique-corpo e pelos resultados positivos que obtive por meio deste trabalho. Quis ajudar outras pessoas a superarem suas dificuldades desta forma profunda e delicada que a eutonia propõe.

Além da formação em eutonia, fiz faculdade de Educação Física (USP) e Serviço Social (PUC-SP), formação em Psicoterapia Corporal de orientação reichiana na FONTE – Cochicho das Águas, junto ao professor Nichan Ditchekenian, participei de um grupo de estudos em fenomenologia psicológica e outro sobre o livro o Espaço Poético de Gaston Bachelard, com a psicoterapeuta Regina Favre acompanhei o 8º Seminário de Anatomia Emocional – Stanley Keleman, e participei da Introdução ao pensamento de Stanley Keleman com a psicoterapeuta Beth Braga, fiz o curso de Integração Craniossacral com Aziza Nogushi (incompleto) e de massagem integrativa com Agnes Geöcze.