Profissional104ProProfessionalview.full
Nome do profissionaltexto

eutonista

Lilian Scutti Santos

Cidadetexto
Zona Oeste/SP cap
Foto do Perfilimage
image
Descriçãotexto

pés de terra, tronco de ar | a gravidade me chama pra brincar | a cada respiração percebo com mais clareza | que tudo está em tudo | permeável, sou resistência

Meu encontro com a Eutonia se deu pouco tempo depois dos meus trinta anos de idade. Até então, eu era editora de livros, atividade que me rendeu muitas alegrias, mas, por outro lado, gerou dores persistentes, tão persistentes que se tornaram crônicas. Foram elas, as dores, que me levaram até a Eutonia e, ao encontrá-la, o encantamento foi imediato. O reencontro com meu corpo – de forma sensível, profunda e respeitosa, como a Eutonia proporciona – trouxe à tona o desejo latente de vivenciar minha fisicalidade e de me expressar por meio dela. 

Os cuidados e movimentos conscientes e atentos experimentados nas práticas de Eutonia abriram espaço para as vozes do meu corpo, que há tempos só sabiam gritar dores. Deixar minha pele, meus ossos, minhas vísceras, meus músculos falarem e aprender a escutá-los me ajudou a entrar em contato com memórias, necessidades e desejos essenciais. 

Relembrei eventos da infância e da adolescência que apontavam nitidamente para uma aptidão e um gosto pelas práticas do corpo. E experimentei, entre muitas outras, a sensação de chegar em casa. Isso foi muito significativo e, naturalmente, me levou a entender que eu queria trilhar o caminho da Eutonia não só como estudante, mas também como professora. 

Hoje, a comunicação, presente na minha vida desde o curso de graduação em Comunicação Social (com habilitação em Editoração pela ECA-USP), se alargou consideravelmente com a Eutonia por incluir meu corpo, com todos os seus saberes e sentidos. Não tenho dúvidas de que as narrativas têm grande potencial transformador, tanto as dos livros como as elaboradas em processos terapêuticos baseados na fala, por isso sigo apostando nelas; mas é certo que as narrativas que partem de uma mente encarnada, ou seja, de uma integração da mente com o corpo, revelam uma inegável capacidade de transformação. É para essa percepção e vivência de mundo mais integral e abrangente que a prática nos convida. 

Por fim, eu te convido a mergulhar nesse processo em minha companhia :) Posso garantir que todo seu empenho será recompensado.