Profissional59ProProfessionalview.full
Nome do profissionaltexto

eutonista

Andrea Soares

Cidadetexto
Zona Oeste/SP cap
Foto do Perfilimage
image
Descriçãotexto

“O corpo não é uma máquina como nos fez crer a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa”. Eduardo Galeano.

    O corpo em movimento sempre foi minha paixão. A dança, a expressão, a cena. E foi por esta trajetória, no Departamento de Teatro ECA/USP, onde me graduei como arte-educadora em teatro, que conheci a Eutonia, em aulas com a Profa. Karen Müller, num percurso que durou alguns anos.  Quase uma década depois, com um trabalho expressivo mais maduro e intrinsecamente ligado à Educação Somática, cursei a formação do Núcleo de Educação Profissional em Eutonia Berta Vishnivetz, concluída em 2013.

     A partir daí, uma nova perspectiva para o viver, conhecer e transformar o corpo se apresentou, culminando numa organização teórica sobre meu trabalho de artista, que parte da Eutonia para a cena, num diálogo com as culturas tradicionais brasileiras. A esta pesquisa, ratificada em um mestrado na junto ao Programa Interunidades em estética e História da Arte- PGEHA/USP, batizei de espetacularidade “contemporâneo-brasileira”. 

    Em 2015 surge o “Ilumiara – Ser e Conhecer”, espaço dedicado à Eutonia – com atendimentos individuais e vivências em grupo – além de atividades ligadas à educação e às artes. Nele recebo pessoas que buscam equilíbrio para seu corpo, sua saúde e que desejam descobrir e redescobrir suas histórias corporais, e sua potencialidade para expressar-se através do corpo.