Profissional21ProProfessionalview.full
Nome do profissionaltexto

eutonista

Ana Carolina B. Filizzola

Cidadetexto
São Paulo - Zona Oeste/SP
Foto do Perfilimage
image
Descriçãotexto

“aprendizagem é palavra em si que, ela sim, ramifica e desramifica uma pessoa; ela enlaça, abraça; mastiga um alguém cuspindo-se a si mesmo, tudo para novas géneses pessoais. estas palavras são, elas sim, para pessoas que se autorizam constantes aprendicismos. modos. maneiras. viveres. até sangues. aprendizar não é repessoar-se?” (Ondjaki, 1997)

A experiência com a eutonia teve início em 2008 quando comecei a fazer atendimentos individuais com Fernanda Moretti. Esse trabalho me tocou de tal modo que mergulhei na formação profissional. O corpo já me acompanhava como tema de pesquisa desde a graduação na pedagogia (1996) e depois no mestrado (2000), ambos na USP. Na época comecei a dançar e trabalhar com crianças em ambientes de educação formal e informal. Nesse processo teci uma prática e múltiplos olhares para o corpo, tanto em minha pesquisa e aprendizagem pessoal, quanto no caminho profissional no qual passei a trabalhar com a relação entre o corpo e espaço educativo, a relação entre o corpo do educador e o da criança, a dança e o movimento.

Atuação Profissional:

Fui professora da Universidade Mogi das Cruzes no curso de Especialização em Arte-Educação, na disciplina “Atelier de expressão Corporal”;

Integrei o grupo JABUTICAQUI – Ritmo e Tradição e o corpo de dança do grupo Ilú Oba de Min – Educação, Cultura e Arte negra;

Ministro Cursos, Oficinas e Workshops para adultos, crianças e educadores na área de arte e educação, linguagem do movimento e eutonia em diversos espaços, dentre eles: SESC, PRISMA (Centro de Formação de Professores do Colégio Santa Maria), Instituto Milho Verde/MG e em diversas prefeituras (São Paulo, Diadema, Suzano e Guarujá);

Conduzo trabalhos em grupo abordando as relações entre o corpo, a memória e o feminino por meio da eutonia e da dança;

Oficina realizada com o grupo de mulheres dos Bordados da Barra/Milho Verde-MG

Sou fundadora e coordenadora do Espaço Semente – Eutonia e Terapia Floral, local no qual desenvolvo cursos e workshops, além dos atendimentos individuais e das aulas em grupo. Atuo com crianças, adultos, idosos e também tenho me dedicado ao trabalho com pessoas com lesão medular.

Integro o Coletivo de Investigação Somática, que tem nas abordagens somáticas seu eixo de pesquisa e atuação.

Fui membro da diretoria da Associação Brasileira de Eutonia (ABE) entre os anos de 2013 e 2017 e atualmente componho a comissão editorial do site da ABE.

Integro a equipe de professores do curso “O Corpo na Clínica” do Instituto Sedes Sapientiae e da formação profissional em eutonia no Instituto Brasileiro de Eutonia, com a disciplina de Pedagogia da Eutonia. Componho a equipe de profissinais do SOMA (Ambulatório de Transtornos Somáticos), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/USP. 

Local de Atendimento: 
Espaço Semente – Eutonia e Terapia Floral
Av. Francisco Matarazzo, 206, cj.32 (próximo ao metrô Barra Funda)
Telefone: (11) 9.9528-4897
Email: ana.carolina.filizzola.eutonia@gmail.com 

Aulas e atendimentos:
Atendimento Individual: segunda a sexta-feira.