eutonista
Alice Vignoli Reis
Rio de Janeiro - Centro/RJ
“Muitas vezes o elementar é o mais importante, como, por exemplo, fazer reviver cada órgão dos sentidos como era na primeira relação da criança com o mundo” (ALEXANDER, G., 1983)
Apresentação pessoal
Eutonista formada na VI Turma do Núcleo de Educação Profissional em Eutonia Berta Vischinivetz (2013) e psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da USP (2012).
Atualmente faço mestrado no Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ e estudo as relações entre corpo e cidade e, principalmente, a produção de corpo que acontece em uma cidade marcada pela segregação sócio-espacial. Entendo que a produção de subjetividade é essencialmente produção de corpo, compreensão que encontra alicerce fundamental na filosofia de Maurice Merleau-Ponty. Me interessa a interface entre as dimensões da arte, clínica e política como dimensões da experiência humana que possibilitam a reconfiguração dos mapas sensíveis do corpo e do mundo.
Esta reflexão, que se dá no âmbito do mestrado, perpassa minha experiência como eutonista na medida que a eutonia se revela como uma potente prática clínica, que possibilita vivenciar nosso corpo-mundo, a relação entre corpo e espaço e permite entrar em contato com a dimensão universal da existência. Todos temos ossos, músculos, pele. Somos todos humanos, seres viventes.
A eutonia tem me possibilitado uma constante descoberta sobre as possibilidades de cura e integração psíquico-corporal.
Experiência profissional
Ministrei aulas de eutonia e preparação corporal para o coletivo de criação artística Pele Coletiva de Criação, durante o projeto "Pele do Lugar: Corpo e Cidade", contemplado pelo Prêmio Funarte de Artes na Rua (2013), também realizei atendimentos individuais em eutonia com pessoas em grave sofrimento psíquico, no Residencial Terapêutico Vila São Paulo (2013) e dei aulas em grupo na Dançarilhos, escola de dança de São Paulo (2013).
Atuei como professora de eutonia convidada na disciplina de extensão "Corporeidade, Arte e Clínica" ministrada da UFRJ pela ProfªDrª Mônica Botelho Alvim e atualmente dou aulas de eutonia dentro do projeto de extensão universitária "Expressão e Transformação: arte e subjetivação com adolescentes em comunidades". Também ministrei junto a Rafael Lins e Thatiana Caputo a disciplina de extensão na UFRJ "O Corpo na Contemporaneidade e a Clínica como Desvio", onde abordamos as relações entre o corpo e a cultura contemporânea.
Atualmente, sou membro do Conselho da Associação Brasileira de Eutonia e membro da equipe editorial deste site.
Aulas e Atendimentos
Atendimentos individuais a domicílio.
Aulas em grupo em locais e horários a combinar.