Texto
Experiências em Eutonia – Interfaces de contato
Dissertação de Mestrado - Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense
Categoria
Publicado no site em
Autoria
Essa dissertação se faz pelo reconhecimento da necessidade de exposição da Eutonia – trabalho corporal classificável no campo da Educação Somática, iniciado por Gerda Alexander – a certos mundos, à luz de autores como Michel Foucault, Donna Haraway, Jorge Larossa Bondia e Bruno Latour.
A revisão bibliográfica, impulsionadora de novos voos do pensamento, se materializa em escrita composta com recordações, impressões, relatos de experiências profissionais como eutonista, tanto em espaço clínico quanto pedagógico, inclusive de formação, estabelecendo pontes entre a Eutonia e o pensamento dos autores reunidos.
A sensibilidade consciente da pele, o conceito de contato, os inventários, as posições de controle e as caminhadas eutônicas são os recursos utilizados para tornar visível a prática da Eutonia aos que não a experimentaram.
O texto se afirma em característica artesanal, operando-se com cuidado a escolha das palavras, pois estas tocam o corpo, alterando-lhe o tônus.
A abordagem singular feita a temas como objetividade e neutralidade evidencia o esforço conjunto de afastamento de um pensamento binário, que exitosamente se abre a um contar além de dois.