Conteúdo193CloContentview.full.text
Título da Coleçãotexto
Títulotexto

Texto

“Presença no Corpo: Eutonia e Psicologia Analítica”, de Marcel Gaumond

Descriçãotexto

Prefácio do livro publicado pela PAULUS Editora, em 2014. 

Imagemimage
Informações Extrastexto
Titulo
Categoria
Categoriastexto
Titulo
Tags
Tagstexto
gerda alexander, psicologia, pedagogia, eutonia, Carl G. Jung, psicologia analítica
Titulo
Publicado no site em
Datadata
31/12/1969
Titulo
Autoria
Autortexto
Patrícia Decot Pernambuco

Marcel Gaumond é um analista Junguiano formado no Instituto CG Jung de Zurique em 1977 atua em Quebec no Canadá. Em 1973, no período de sua formação como analista ele teve contato com Gerda Alexander em um de seus famosos seminários em Talloires na França. Deste encontro e de seu futuro encontro com a eutonista Ursula Stuber nasceram workshops que ambos criaram juntos, unindo o trabalho de Psicologia Profunda de Jung e a Eutonia de Gerda Alexander.


Gerda Alexander foi uma pioneira no desenvolvimento do trabalho de consciência pela via corporal. Cuidando de sua própria enfermidade, ela criou um método de desenvolvimento da Percepção, uma Educação do Corpo em uma perspectiva humanista, integral, se preocupava em criar uma educação voltada ao homem ocidental, inserida no movimento cultural de seu tempo. Gerda foi convidada a conhecer Jung e se arrependeu de não fazê-lo, no final de sua vida considerava que a sua Eutonia e a Psicologia de Jung tinham uma grande sintonia.


Nesse livro o autor analisa a relação entre o processo de tomada de consciência pela via corporal, a eutonia, e pela via psíquica, a psicologia profunda de Jung. Compara os tipos psicológicos mais típicos dos analistas junguianos e dos eutonistas. Durante a sua formação profissional na Suíça teve analisandos que estavam em treinamento na "Escola de Eutonia Gerda Alexander de Genebra", o capítulo intitulado "O processo de individuação em Eutonia e na Psicanálise" é baseado no trabalho que fez com eles, participou também como professor desta escola na qual deu sessões regulares de Psicologia Analítica, a partir deste trabalho nasceu o capítulo: A modelagem de um corpo humano (Adâma), tema de extrema importância no aprofundamento das questões relativas à imagem corporal.


Gerda Alexander gostava de chamar as pessoas com quem trabalhava, de alunos, pois considerava que assim poderia desenvolver nelas uma postura de trabalho mais ativa e autônoma, estimulando-as a trabalharem em casa, a incluir a Eutonia em seu cotidiano. A esta atitude eu também percebo uma correlação com a perspectiva de Jung, que estimulava seus pacientes a continuarem trabalhando a si mesmos, seus sonhos, pensamentos, imaginações, devaneios…mesmo fora do setting analítico.


O livro também nos brinda com uma conferência que Gerda deu no Canadá para um público de analistas junguianos,  é uma alegria “ouvir” as suas palavras. 
Fico feliz em ter sido a ponte que trouxe o conhecimento deste livro aos eutonistas, analistas e leitores brasileiros, acredito que ajudará na reflexão sobre como cada método tem seu lugar e podem se complementar.
Aos que não são nem eutonistas nem junguianos, é um interessante livro que fala da estreita relação entre o corpo e a alma, o físico e o psíquico, se preferir. Na verdade, não podemos separar estes campos, são pontos de vista, meios de acesso. O ser humano é integral, não é corpo nem alma, se manifesta através de suas experiências, de seus sintomas, das imagens de seus sonhos, de seus devaneios, de seus desejos, este livro nos leva um pouco mais a fundo nesta visão.


Texto extraído do prefácio escrito por Patrícia Decot Pernambuco no livro: “Presença no Corpo: Eutonia e Psicologia Analítica”, de Marcel Gaumond, publicado pela PAULUS Editora, em 2014.