Texto
A prática da eutonia em grupo
Você sabe como funcionam as aulas de eutonia em grupo?
O percurso da aula é guiado pelo professor a partir de um planejamento que leva em consideração seu saber perceptivo, o contato com o grupo e o conhecimento sobre o estado geral dos alunos. A partir disso é criada uma narrativa que conduz a atenção do aluno ao tema da aula e ele é convidado a observar e acolher as sensações que emergem do trabalho e que visam à conscientização, percepção e sensibilização para o corpo, seus hábitos e posturas.
Os temas trabalhados conduzem o aluno à percepção dos apoios, da relação do corpo com o solo e o ambiente, à sensibilização da pele, à consciência da estrutura óssea, à vivência do espaço interior do corpo, o contato eutônico, o repousser, o transporte, os micromovimentos, microestiramentos, deslizamento de ossos (gliding bones), movimento eutônico – movimento ativo-passivo, posições de controle, estudos de movimento e o espreguiçamento.
O aluno tem autonomia e acompanha ativamente, em seu tempo-espaço e em seu ritmo de investigação, a pesquisa sobre seu corpo. No repouso e em movimento o corpo é explorado através da atenção, da auto-observação e do conhecimento da anatomia e fisiologia. Utilizam-se objetos auxiliares variados tais como bolinhas, bambus, sementes, almofadas, pedras e tecidos para aprofundar a pesquisa e orientar o contato e a atenção ao corpo.
A pedagogia da eutonia, no campo da educação somática, propõe uma experiência que é vivida pelo aluno como um processo de imersão na relação com o corpo e esse aprendizado, acessado de modo consciente, permite que ele encontre recursos psicofísicos para o ajuste e equilíbrio do tônus nas diversas atividades da vida cotidiana. O eutonista indica caminhos, recursos e orienta o aluno a desenvolver uma pesquisa pessoal com liberdade. Este é um de seus maiores benefícios, um processo de conhecimento de si e de autonomia crescente.