Conteúdo192CloContentview.full.text
Títulotexto

Texto

A prática da eutonia em grupo

Descriçãotexto

Imagemimage
Informações Extrastexto
Titulo
Categoria
Categoriastexto
Titulo
Tags
Tagstexto
consciência corporal, gerda alexander, pedagogia, autocuidado, dor, Paulo Freire, estresse, grupos
Titulo
Publicado no site em
Datadata
31/12/1969

Você sabe como funcionam as aulas de eutonia em grupo?
 
O percurso da aula é guiado pelo professor a partir de um planejamento que leva em consideração seu saber perceptivo, o contato com o grupo e o conhecimento sobre o estado geral dos alunos.  A partir disso é criada uma narrativa que conduz a atenção do aluno ao tema da aula e ele é convidado a observar e acolher as sensações que emergem do trabalho e que visam à conscientização, percepção e sensibilização para o corpo, seus hábitos e posturas. 

Os temas trabalhados conduzem o aluno à percepção dos apoios, da relação do corpo com o solo e o ambiente, à sensibilização da pele, à consciência da estrutura óssea, à vivência do espaço interior do corpo, o contato eutônico, o repousser, o transporte, os micromovimentos, microestiramentos, deslizamento de ossos (gliding bones), movimento eutônico – movimento ativo-passivo, posições de controle, estudos de movimento e o espreguiçamento. 

O aluno tem autonomia e acompanha ativamente, em seu tempo-espaço e em seu ritmo de investigação, a pesquisa sobre seu corpo. No repouso e em movimento o corpo é explorado através da atenção, da auto-observação e do conhecimento da anatomia e fisiologia. Utilizam-se objetos auxiliares variados tais como bolinhas, bambus, sementes, almofadas, pedras e tecidos para aprofundar a pesquisa e orientar o contato e a atenção ao corpo. 

A pedagogia da eutonia, no campo da educação somática, propõe uma experiência que é vivida pelo aluno como um processo de imersão na relação com o corpo e esse aprendizado, acessado de modo consciente, permite que ele encontre recursos psicofísicos para o ajuste e equilíbrio do tônus nas diversas atividades da vida cotidiana. O eutonista indica caminhos, recursos e orienta o aluno a desenvolver uma pesquisa pessoal com liberdade. Este é um de seus maiores benefícios, um processo de conhecimento de si e de autonomia crescente.