Texto
Benefícios e aplicações da prática da eutonia
A eutonia é uma prática de cuidado de si que proporciona inúmeros benefícios nos âmbitos físico, emocional e espiritual. Alguns de seus princípios fundamentais são a autorregulação e uma visão de homem integral, que compreende corpo e psiquismo como uma unidade. A sua prática contribui para a integração psico-corporal e para a percepção de si mesmo e de como determinados estados emocionais estão intimamente relacionados a estados físicos.
Segundo a criadora da eutonia, Gerda Alexander, alguns dos traumas que se dão no desenvolvimento de um sujeito se dão em uma etapa pré-verbal, antes da aquisição da linguagem e seriam de difícil acesso através de vias exclusivamente verbais. Através do toque sutil realizado na eutonia seria possível acessar memórias corporais profundas relacionadas a estes conflitos.
Ao promover um aprofundamento da consciência da postura global do corpo e de cada segmento em particular, a prática de eutonia colabora para uma postura mais harmônica e flexível, prevenindo problemas corporais decorrentes de posturas que desgastam o corpo (como a artrite e a artrose), proporcionando o aprendizado de um uso mais inteligente do corpo, que aprende a se aproveitar de sua anatomia e da relação com a gravidade para se movimentar sem o excesso de gasto energético decorrente de tensões desnecessárias.
É também uma ferramenta extremamente útil na recuperação das lesões que provocam a dor e no tratamento das dores crônicas em que o fator desencadeante da dor já está controlado, mas a dor persiste.
Durante o tratamento da eutonia a pessoa experimenta estados de calma e a diminuição da ansiedade, aos poucos vai aprendendo a perceber e administrar os fatores estressantes e as reações corporais ao estresse, assim como nas questões relacionadas à má qualidade do sono.
A eutonia também colabora na regularização da imagem corporal. Gerda Alexander afirmava que eram raras as pessoas com uma imagem corporal adequada e que a sua normalização tinha efeitos psíquicos profundamente benéficos, além dos efeitos corporais, como uma melhora na respiração e na circulação. Perceber o tamanho que seu corpo ocupa no espaço traz a possibilidade de ocupar melhor o espaço ao redor.
Por fim, além dos benefícios à saúde, a eutonia tem se mostrado uma ferramenta potente tanto no campo das artes, quanto dos esportes.
Em suma, a eutonia é uma prática terapêutica e pedagógica sutil e ao mesmo tempo profunda, que respeita o tempo de aprendizado do aluno e incentiva a sua autonomia, na qual o centro do trabalho está em auxiliar a pessoa a compreender os caminhos do cuidado de si, de forma integral, a partir do entendimento de que corpo, mente, espírito são diferentes dimensões de um mesmo todo. É um potente auxiliar de tratamentos médicos e fisioterápicos relacionados a desordens corporais e também de tratamentos de saúde mental e psíquica. Tem sido muito utilizada e divulgada no meio artístico devido à sua contribuição para o desenvolvimento de um corpo mais integrado e presente.