Profissional45ProProfessionalview.full
Nome do profissionaltexto

eutonista

Luciana Gandolfo

Cidadetexto
Zona Oeste/SP cap
Foto do Perfilimage
image
Descriçãotexto

Silenciar, pausar dar tempo para sentir e significar a materialidade corporal transformando o Ser em Arte.

 

Minha curiosidade pelo corpo teve início na infância. Desde os quatro anos de idade estudei dança, música e tinha muito interesse pelos esportes.

Fui aluna de Halina Biernaka , Maria Mellot entre vário outros mestres da dança clássica, completei meus estudos na dança contemporãnea e passei a me interessar pela Consciência do Corpo . Estudei com mestres como Klaus Viana, Ivaldo Bertazzo , Hubert Godard, Coordenação Motora de Pirret e Béziers (Madame Béziers) e do Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares (Godelieve Dennys-Struyf e Phillip Champion). Conheci pessoalmente todos estes mestres . Por este percurso, interessada na Consciência pelo Movimento cheguei na Eutonia. Atualmente sou professora de Eutonia e Movimento na Sala Crisantempo ( escola de Artes do Corpo e Educação Somática), na área da saúde sou professora do "Curso de Pós-Graduação em Bases da Saúde Integrativa" do Hospital Albert Einstein, ministrando práticas de Eutonia na matéria " Fisiologia e prática das terapias Somáticas" ( desde 2015). Sou professora convidada do "Curso de 'cuidados Integrativos" da UNIFESP (desde 2013). Orgulhosamente levo há anos a Eutonia para as instituições da Saúde Integrativa, uma prova que a Arte e a Criatividade são importantes para a cura da Corporeidade.
Fui formada por Berta Vishinivetz em 1994, professora de formação em Eutonia desde 1998, atualmente faz parte da Equipe de “professores formadores profissionais em Eutonia” do Instituto Brasileiro de Eutonia (IBE). 
Entre muitos projetos paralelos a Eutonia , me interessei pela Meditação Mindfullness e fui  Co – criadora do Método   “ Mindfullness   Movimentos de Integração” (MMI), criado dentro do Grupo Anthropos de Estudos da mente e do Corpo no Departamento de Psiquiatria (UNIFESP). Sou formada pela "Brown University"   como Instrutora de Mindfullness, uma formação realizada presencialmente  (desde 2014 a 2020) que me trouxe o entendimento científico dos benefícios destAa maneira de meditar na saúde. Encontrei no Mindfullness muitos pontos de convergência com a Eutonia.
Sou formada em Comunicações /Jornalismo PUC – SP ( 1985). 

E´com amor e orgulho que escrevo meu percurso de criação de mim mesmo e me habilito atualmente a dar as mãos áqueles que desejam construir o próprio caminho. Seja no percurso da Cura ou da Criação intercaladas. Sempre pela via do Movimento Consciênte e do Toque Corporal seguidos da escuta verbal.
 

Terças –  feiras das 10:00 às 12:00. Rua Fidalga 521 – Vila Madalena – Sala Crisantempo.

Atendimentos individuais

Sala Pau –  Brasil – Horários a combinar – Rua Pau Brasil 505 – Alto de Pinheiros – Próximo ao Parque Vila Lobos.


Anatomia do corpo vivo

Pausa, descanso e imobilidade para ter um tempo de lucidez. Imóvel, de olhos fechados abrimos um olhar para dentro, para o interior do corpo. Desta maneira , percebemos a relação do corpo com a força da gravidade, a localização dos ossos, a sensibilidade da pele tudo em conexão direta com pensamentos e emoções. Nossa busca é a flexibilidade de adaptação do tônus onde tudo acontece simultaneamente tanto as reações como a expressão corporal.

Nas aulas de movimento também utilizamos o toque e o auto toque

Buscamos o movimento próprio de cada pessoa ancorados nos temas da biomecânica do corpo vivo

Aula de movimento e contato com o grupo na Sala Crisantempo

Aula especial sobre a percepção da escuta musical Contamos com o som ao vivo de Luis Bueno tocando o Sitar. Nestas aulas relacionamos a percepção da escuta e sua relação com a variação do tônus. No final deixamos fluir o movimento e a meditação.

Aula especial de percepção sonora e movimento Através dos instrumentos da Eutonia prestamos atenção na variação do tônus como nosso sistema que reage ao som. Desta vez contamos com o som ao vivo da percussão de João de Bruçó.

Utilizamos inúmeros estímulos com o objetivo de ampliar a consciência Nesta aula trabalhamos a percepção da posição sentada utilizando as bolas. Sempre ampliando a percepção do tônus como um sistema complexo de reação e expressão .

Nosso trabalho acontece através do descanso, das pausas. Na imobilidade, a introspecção abre um olhar para os espaços interiores do corpo. Um processo real de conhecimento de si, de cuidado de si.