Profissional21ProProfessionalview.full
Nome do profissionaltexto

eutonista

Ana Carolina B. Filizzola

Cidadetexto
Serro/MG
Foto do Perfilimage
image
Descriçãotexto

“aprendizagem é palavra em si que, ela sim, ramifica e desramifica uma pessoa; ela enlaça, abraça; mastiga um alguém cuspindo-se a si mesmo, tudo para novas géneses pessoais. estas palavras são, elas sim, para pessoas que se autorizam constantes aprendicismos. modos. maneiras. viveres. até sangues. aprendizar não é repessoar-se?” (Ondjaki, 1997)

Me formei em eutonia em 2013, no Instituto Brasileiro de Eutonia (IBE) e tenho como área primeira de estudo a educação. Sou Pedagoga e Mestre pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP).

 

Em 2015 fundei o Espaço Semente, local no qual desenvolvo e coordeno cursos, workshops, aulas em grupo e atendimentos individuais de eutonia. Neste mesmo ano me formei como Terapeuta Floral e, em 2020, conclui a formação em Aromaterapia.

Atuação Profissional:

* AMBULATÓRIO DE TRANSTORNOS SOMATOFORMESIPQ/USP

Desde 2018 integro a equipe de profissionais do SOMA – Ambulatório de Transtornos Somatoformes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (IPQ/HC).

 

No diálogo com as outras especialidades oferecidas pelo SOMA, a eutonia tem por objetivo guiar a atenção das/os pacientes aos processos corporais, ampliando a compreensão que elas/eles têm das relações existentes entre o corpo, as emoções e o psiquismo.    

 

Com o trabalho regular de eutonia as/os pacientes aprendem práticas de consciência corporal que que flexibilizam o tônus e promovem a diminuição na severidade da somatização. Como consequência disso, elas/eles têm ganhos de motilidade e qualidade de vida.

 

Ao fazerem os exercícios de eutonia de forma autônoma no cotidiano as/os pacientes relatam, dentre outras coisas, a diminuição do uso de medicação analgésica.

Estudo da estrutura óssea dos pés em livros de anatomia.

* INSTITUTO SEDES SAPIENTAIE

Sou professora da disciplina de eutonia do curso "O Corpo na Clínica", do Instituto Sedes Sapientiae, desde 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE EUTONIA

Como professora convidada, ministro aulas de Pedagogia da Eutonia para as/os alunas/os da formação profissional de eutonia do IBE, desde 2016.

* ASSOCIAÇÃO BRASLEIRA DE EUTONIA (ABE)

Sou membro da diretoria e do corpo editorial da Associação Brasileira de Eutonia, instituição que representa as/os eutonistas no Brasil.

Alguns textos produzidos neste site foram escritos por mim e outras colegas.