Itemtexto

Aulas e Atendimentos

Itemresume_class_attendancePiePageCorkfull.cork

“Empregamos a palavra aluno para designar qualquer pessoa que pratique eutonia, inclusive aquela que recebe tratamento eutônico, para deixar bem claro que, para nós, nunca se trata de “pacientes”, mas sim de pessoas ativas e, em última análise, responsáveis por sua própria evolução.”

(Gerda Alexander, 1991, p.21)

Itemclass_attendance_contentPieTextCorkfull.cork

Na eutonia há duas formas de se desenvolver o trabalho, através de aulas em grupo e atendimentos individuais.

Aulas em Grupo

O percurso da aula é guiado pelo professor a partir de um planejamento que leva em consideração seu saber perceptivo, o contato com o grupo e o conhecimento sobre o estado geral dos alunos.  


A partir disso é criada uma narrativa que conduz a atenção do aluno ao tema da aula e ele é convidado a observar e acolher as sensações que emergem do trabalho e que visam à conscientização, percepção e sensibilização para o corpo, seus hábitos e posturas. 
Os temas trabalhados conduzem o aluno à percepção dos apoios, da relação do corpo com o solo e o ambiente, à sensibilização da pele, à consciência da estrutura óssea, à vivência do espaço interior do corpo, o contato eutônico, o repousser, o transporte, os micromovimentos, microestiramentos, deslizamento de ossos (gliding bones), movimento eutônico – movimento ativo-passivo, posições de controle, estudos de movimento e o espreguiçamento. 

O eutonista usa uma

“(…) linguagem clara sem tom sugestivo, permitindo que cada um reconheça sua própria realidade. Fala-se de temperatura do corpo, não de calor ou frio; pede-se ao aluno que sinta seu corpo, sem sugerir-lhe uma qualidade (pesada ou leve).” (Alexander, 1991, p.35)

O aluno tem autonomia e acompanha ativamente, em seu tempo-espaço e em seu ritmo de investigação, a pesquisa sobre seu corpo. No repouso e em movimento o corpo é explorado através da atenção, da auto-observação e do conhecimento da anatomia e fisiologia. Utilizam-se objetos auxiliares variados tais como bolinhas, bambus, sementes, almofadas, pedras e tecidos para aprofundar a pesquisa e orientar o contato e a atenção ao corpo. 

A pedagogia da eutonia, no campo da educação somática, propõe uma experiência que é vivida pelo aluno como um processo de imersão na relação com o corpo e esse aprendizado, acessado de modo consciente, permite que ele encontre recursos psicofísicos para o ajuste e equilíbrio do tônus nas diversas atividades da vida cotidiana.  

Gerda Alexander descrevia a Eutonia como uma Pedagogia-terapêutica que conduz o aluno a encontrar autonomia na busca pelo bem-estar corporal e saúde. O eutonista indica caminhos, recursos e orienta o aluno a desenvolver uma pesquisa pessoal com liberdade. Este é um de seus maiores benefícios, um processo de conhecimento de si e de autonomia crescente. 
 

Atendimentos Individuais


O eutonista trabalha diretamente com o aluno tanto por meio de consignas verbais, quanto sobre seu corpo, realizando toques e manobras e guiando a atenção e percepção para o modo como organiza sua postura e padrões de movimento. Nesse diálogo o eutonista modula sua intenção de toque e chama a atenção do aluno para seu estado geral, sua presença física e psíquica.

Na prática terapêutica o toque eutônico cria um canal de comunicação não verbal entre aluno e eutonista, que chamamos de contato consciente. Isso permite que o eutonista perceba o estado geral do aluno, sua vitalidade, a relação com o solo (qualidade de entrega), o ritmo da respiração, da circulação, o nível do tônus (estado da musculatura), o estado de outros tecidos, a mobilidade dos espaços articulares o alinhamento ósseo entre outros.

O aprendizado adquirido durante o atendimento abre a possibilidade do aluno expandir a consciência de si nas diversas atividades da vida cotidiana.  

“Essa forma de estar plenamente presente no corpo e de preservar a capacidade de se maravilhar com ele, fugindo da ideia de torná-lo objeto, caracteriza para mim a abordagem eutônica. E é isso que restringe a sua popularidade. Nenhuma teoria sensacional e fascinante reveste a eutonia para torná-la tão desejada ao ponto de provocar uma paixão coletiva. Em vez de se apresentar como um herói que detém a solução milagrosa e instantânea para os males que afligem o corpo humano, a eutonia caminha discreta e propõe com humildade aos que esgotaram os artifícios de cura e da mudança, um caminho difícil que certamente eles gostariam de poder pular. Difícil porque exige uma procura e uma atenção constantes, porque implica uma ética, porque conduz inevitavelmente a uma responsabilidade individual” (Gaumond, 2014, p.92)